Velas perfumadas fazem mal à saúde?

Descubra agora mesmo tudo sobre as velas perfumadas!

 

A história das velas é tão antiga que não é possível dizer ao certo qual foi a sua primeira utilização, ou quem foi seu inventor. Há diversos registros de uso das velas em pontos diferentes do mundo, há milhares de anos atrás.

Existem registros bíblicos, existe o Hanucá – Festival das Luzes, onde foram encontrados vestígios de vela em túmulos do século IV a.C., e vários outros. Podemos dizer, então, que sua origem não é uma, e sim várias origens espalhadas pelo mundo.

 

Afinal, velas perfumadas fazem mal à saúde?

 

Na antiguidade, as velas eram feitas de diversos materiais, como gordura animal (sebo, espermacete – um óleo extraído de baleias), ceras de diversos animais – como abelhas, ceras de sementes oleaginosas, os chineses utilizavam papel vegetal enrolado para fazer os pavios… Enfim, os materiais eram seguros, por serem de origem animal e vegetal.

Após a segunda fase da Revolução Industrial, onde foi difundido o uso do petróleo e a extração da parafina do mesmo, as velas ganharam esse novo material que possibilitaram a sua produção em massa.

Apesar da queda da procura pelas velas após a invenção da lâmpada comercializável por Thomas Edson, em meados de 1890, o século seguinte nos surpreendeu com a disseminação das velas aromáticas e decorativas, já feitas de parafina.

A vela feita de parafina apresenta, sim, risco para saúde. Pesquisadores dizem que ela faz tão mal quando o cigarro, se utilizada diariamente. Pelo fato da parafina ser um subproduto do petróleo, ao ser submetida a combustão, gera substâncias que ao serem inaladas como fuligem podem penetrar no pulmão e causar quadros respiratórios e, dependendo da quantidade, até câncer.

 

Existem velas perfumadas que não façam mal à saúde?

 

Existem sim! As melhores velas, que não fazem mal à saúde, são velas feitas como antigamente: com ceras naturais e algodão. Velas produzidas com este material não apresentam nenhum risco à saúde, pois sua queima é natural e não produzem substâncias tóxicas!

Na Di Seta você encontrará velas produzidas com materiais naturais, como: cera de coco, cera de palma e óleo de damasco. Além disso, o pavio é 100% algodão e não há adição de parabenos ou corantes. E para ficar ainda melhor, todas as fragrâncias são criadas exclusivamente pela Di Seta, com óleos essenciais.

 

Veganas, cruelty free e sustentáveis

 

Todas as velas da Di Seta, além de veganas e 100% naturais, têm suas embalagens feitas de maneira sustentável, ou seja, são passíveis de serem recicladas, mas também podem virar um objeto de decoração na sua casa após o término das velas!

Os modelos disponíveis hoje são um tacho de cobre com duas alcinhas, onde você poderá colocar sal grosso e espetar um incenso, além de poder colocar pedrinhas para energizar a sua casa. Também há um modelo de recipiente com tampa, de cerâmica, ideal para guardar joias ou organizar as gavetas.

Todos os modelos estão disponíveis nos aromas: Bergamo, Ischia e Ponza e você poderá adquiri-las no site da Di Seta.

1 comments

  1. O texto esclarece o conhecimento da importância dos tipos de velas. Sabendo as que fazem bem a saúde e as que não fazem bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar por WhatsApp :)